Já foi realçado a importança da delimitação do conceito de juventude no Brasil : já temos visto quanto aquel primer paso foi fondamental para conceber e iniciar políticas públicas idoneas para reducir o risco social que atende os jovens. Neste texto, Thais Zimbwe apresenta um conjunto de experiências formuladas ao nivel local, em diferentes cidades importantes do Brasil. O feito que essas iniciativas locais sejam descritas precisamente é bem relevante da diversidade das “juventudes” e da multiplicidade das problemáticas com quais eles têm que enfrentar-se no dia-o-dia. Numerosos desses jovens estão en situação de “risco social”. Geralmente assimilados aos tráficos de todo tipo, a delinqüência, eles entram numa dialectica de marginalização com a sociedade. O primer passo dessas iniciativas tratou de indentificar problemas e propor soluções adaptadas. Por isso, todas tomaram como ponto de partida a cultura. Todas aquelas experiências levam um ensino proprio, qual concorda com a realidade socio-económica e cultural da região em questão. Vamos examinar os grandes eixos de desenvolvimento desses projetos e constatar que, a pesar de que cada programa tenha a sua própria lógica e maneira de funcionar, todos siguem os mesmos objectivos que são :
- a integração dos jovens na sociedade graças à programas de educação cívica,
- a promoção das especifidades destes jovens e
- a formação daqueles para o suas inserções no mercado do trabalho.
[...] O ponto mais interessante aqui é que este grupo integrou o traço típico da cultura do norte para desenvolver o seu projeto, fazendo assim um compromisso entre tradição e progresso. Nesta continuidade, o Projeto Batucatá em Brasília tenta valorizar a cultura afro-brasileira (não tem que esquecer que existe muitas pessoas de origem africana no norte do Brasil). Trata-se de um grupo de percussão que efetua uma releitura da música popular brasileira, misturando ritmos e instrumentos diferentes. Com isso, busca resgatar a auto-estima da juventude, e a propósito disso o autor explica que “esse resgate social é muito mais importante do que a notoriedade nacional com uma banda de percussão”. [...]
[...] A modo de conclusão, é interessante ver, que cada um destes grupos evoluiu muito desde os seus inicios até hoje. Frente à marginalização cada dia mais importante da juventude, frente à violência crescente, lograram se adaptar em função dos elementos do carácter específico da região. O que quer destacar o autor aqui é que tal vez as políticas públicas para a juventude do Brasil tenham que se pensar mais pelo prismo regional do que nacional. Com efeito, num pais tão grande, a afeição identitaria parece mais se relacionar com os particularismos regionais, graças à actores locais mais habilitados para entender o linguagem da juventude. [...]
[...] Juventude que canta, dança e representa, Thais Zimbwe Já foi realçado a importança da delimitação do conceito de juventude no Brasil : já temos visto quanto aquel primer paso foi fondamental para conceber e iniciar políticas públicas idoneas para reducir o risco social que atende os jovens. Neste texto, Thais Zimbwe apresenta um conjunto de experiências formuladas ao nivel local, em diferentes cidades importantes do Brasil. O feito que essas iniciativas locais sejam descritas precisamente é bem relevante da diversidade das “juventudes” e da multiplicidade das problemáticas com quais eles têm que enfrentar-se no dia- o-dia. [...]
[...] Com fim de informar aos jovens sobre o Aids, os grafiteiros da Agência realizaram uma grafitagem nos muros de um presídio. Assim, a intenção do grupo é acompanhar os jovens num processo de professionalização com a busca de melhorar o bem-estar colectivo. Outra experiênca interessante é aquela do centro de multiculturalismo comunitário, que atua na região de Belo Horizonte. Basicamente, a idéia é favorizar encontros entre os jovens e os professionais do mundo artístico para criar condições de ampliação do capital cultural e de inserção no mercado cultural. [...]
[...] Não se-necessita nenhum prerequisitos para ingressar nesta escola. Também, a escola tem uma política de apoio para os estudentes que têm obligações financieras restritivas. Por exemplo, para que os estudantes tenham a oportunidade de ficar no projeto, ela oferece vagas de instrutores para os alunos que mais se destacam nesse projeto. Outra opção de renda para os alunos é a possibilidade de tocar música com os grandes nomes do samba, o que permita valorizar o ensino recebido na escola. Essa ideia também é retomada nas acções do grupo cultural do alto José do Pino, que fica na zona norte de Recife. [...]
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