Lygia Fagundes Telles é uma escritora Brasileira que nasceu em São Paulo e que se destacou com obras como Antes do Baile Verde, publicado em 1970 e para o qual recebeu o Grande Prémio Internacional Feminino para Estrangeiros. Antes do Baile Verde é uma coletânea de dezoito contos de que Paulo Pais nos fala numa das suas citações. De facto, segundo ele , « os desencontros tematizados nas ficções longas e curtas abrem-se num leque que cobre áreas fondamentais da vida humana : desencontro entre dever e prazer, desejo e objecto do desejo, expectativa e consecução, sonho e realidade, possível e impossível, verossímil e fantástico e assim por diante. Na sua sucessividade, os desencontros da vida humana como que apontem, no limite, para um núcleo de desrazão e absurdez nos assuntos humanos […] Se bem que não possamos escolher a fatalidade do nascimento, podemos ao menos escolher que atitudes assumir diante de tais situações problemáticas. A medida que assume tais atitudes, o indívido vai construindo o seu próprio eu que não lhe nasce feito mas é formado por ele próprio no curso da sua vida. Um curso onde, dada a responsabilidade de escolha das atitudes a tomar diante de situações inesperadas, os momentos de angústia e incerteza são bem mais frequentes que os momentos de satisfação consigo próprio. » Nesta citação parece importante destacar a noção de « fatalidade » directamente ligada com o registro trágico dos contos. O trágico evoca situações que se caracterizam pela fatalidade, pela morte, pelo sofrimento. No caso de Antes do baile verde, os contos parecem no princípio melodramáticos mas tornam-se trágicos. Portanto, seria interessante estudar o trágico nesta obra: Como se manifesta? Quais são as causas da sua presença ? Para responder as estas perguntas vamos primeiro estudar a fatalidade do homem ao longo dos contos de Lygia Fagundes Telles, os sentimentos das personagems em relação a esta fatalidade e finalmente estudar os desencontros, de que nos fala Paulo Pais e que constituem as causas principais da presença do trágico em Antes do baile verde.
[...] ( Tatisa de Antes do baile verde, está indecisa relativamente à escolha que vai fazer. Quer sair, deixar o pai e parece ter tomado a decisão desde há muito tempo. No entanto, ela parece querer aliviar a consciência tentando convencer a empregada e convencer-se ela própria que o pai não está a morrer: Morrendo coisa nenhuma, Assim quer escapar à escolha dado que se o pai dela não está a morrer ela não está mais confrontada a um dilema. A Angústia Nestes contos, a angústia está ligada ao facto que as personagens foram obrigadas a fazer uma escolha mas têem medo de não fazerem ou de não terem feito a boa. [...]
[...] Tomás, agonizando imagina a vida de Lavínia com outro homem, Roberto. Neste conto, a personagem principal está doente, sofre (é magro) e não pose fazer nada contra esta morte próxima. ( Em Antes do Baile Verde, Tatisa uma jovem está confrontada à morte próxima do pai. A morte está então presente na maioria dos contos de Antes do Baile Verde e é o que lhes confere esta dimensão trágica. O homem morre, é o destino dele, não pode fazer nada contra isso. [...]
[...] [ ] e um narrador interno que transcreve os pensamentos da personagem principal. O facto de conhecermos os pensamentos dela aumenta também o aspecto trágico, podemos identificar-nos com ela. Os discursos Podemos notar em alguns contos, um desencontro entre dois tipos de discursos, na maior parte das vezes dividindo os pensamentos da personagem principal e o relato da situação com díalogos. ( Por exemplo em As Pérolas, há um desencontro entre a situação narrativa da expressão dos pensamentos de Tomás e a transposição, no discurso directo, dos díalogos entre ele e Lavínia. [...]
[...] A estrutura do conto Nos contos, há um desencontro entre duas estructuras. Primeiro uma estrutura que começa por uma situação inicial que marca a coesão, o encontro, segue-se a peripécia que é a situação de crise e a situação final que marca o restabelecimento da coesão ou a impossibilidade de coesão : o desencontro. Por exemplo em : ( O Menino, a situação inicial é uma situação de encontro entre o menino e a mãe onde se nota harmonia. A peripécia ocorre mais ou menos no meio do conto com a descoberta pelo menino do adultério e o conto acaba com o desencontro da mãe e do filho não quer mais andar de mãos dadas comigo”). [...]
[...] ( Na Caçada, um homem vem regularmente numa loja de antiguidade onde admira uma tapeçaria de caçada que não o deixa indiferente. Pensa já a ter visto, pensa já ter vivido aquele cena, faz assim uma série de hipótesis para perceber o porquê da sua atracção por aquela tapeçaria. Um dia, ao olhá-la, tem a sensação de estar dentro do quadro, corre, não sabendo se está a caçar ou a ser caçado. Finalmente o homem sente uma seta atingi-lo e morre. [...]
Source aux normes APA
Pour votre bibliographieLecture en ligne
avec notre liseuse dédiée !Contenu vérifié
par notre comité de lecture