Tarsila do Amaral é uma pintora do século vinte que foi uma figura de destaque no modernismo Brasileiro. Vamos aqui interessar-nos a esta pintora, percorrendo, primeiro, a sua vida e logo, a sua obra, que se pode dividir em quatro fases: a fase pau Pau-Brasil, a fase Antropofagia, a fase social e a fase neo Pau-Brasil.
Tarsila do Amaral nasce no dia 1 de Setembro de 1886 na fazenda São Bernardo, no municipio de Capivari, no estado de São Paulo. Filha de José Estanislau do Amaral e de Lydia Dias de Aguiar do Amaral; é também neta dum homem conhecido como "o milionario" pela imensa fortuna que possuia. De facto, este avô era fazendeiro mas também empreendedor, construindo o Teatro S. José em São Paulo, o Hotel internacional de Santos e o Hotel d'Oeste. Tarsila do Amaral vem então, assim como os seus seis irmãos, duma familia da aristocracia rural, culta e influênciada pela cultura Francesa.
Estuda no Colégio de Santana e no Colégio de Sion em São Paulo, antes de completar os seus estudos no Colégio Sacré-Cœur de Barcelona, onde pinta, aos 16 anos, o seu primeiro quadro intitulado Coração de Jesus. Este quadro demora seis meses a ser feito, é um trabalho paciente que ja deixa entrever o perfeccionismo que a marcara durante toda a sua carreira. Esta tela representava para ela, um trabalho sem qualquer relacionamento com a arte mas que faria despertar nela uma vocação.
[...] Segui o ramerrão do gosto apurado Mas depois vinguei-me da opressão, passando-as para as minhas telas: azul purissimo, rosa violacea, amarelo vivo, verde cantante, tudo em gradações mais ou menos fortes, conforme a mistura de branco. Pintura limpa, sobretudo, sem medo de cânones convencionais." (Tarsila do Amaral). E uma fase de desenho de traço simplificado que sugere a atmosfera dos lugares pelos quais vai passando. Relativamente às telas desta época podemos destacar Morro da Favela que apresenta a pobreza das casas salientada pela suas formas irregulares que dão a impressão de não serem solidas. [...]
[...] Este grupo defendia as ideias da Semana da Arte Moderna e tomou a frente do movimento modernista no Brasil. Nesta época, a produção de Tarsila do Amaral é abundante, nomeadamente, com os retratos de Mario e Oswald de Andrade, Paquita e Margaridas de Mario de Andrade. E também nesta altura que começa o seu namoro com Oswald de Andrade. Volta depois para a Europa e tem contactos com modernistas: intelectuais, pintores, musicos e poetas. Assim, o casal Amaral/Andrade cria laços de amizade com o poeta Blaise Cendrars que o introduz ao mundo artistico e literario Parisiense. [...]
[...] Tarsila do Amaral Tarsila do Amaral é uma pintora do século vinte que foi uma figura de destaque no modernismo Brasileiro. Vamos aqui interessar-nos a esta pintora, percorrendo, primeiro, a sua vida e logo, a sua obra, que se pode dividir em quatro fases: a fase pau Pau-Brasil, a fase Antropofagia, a fase social e a fase neo Pau-Brasil. Biografia Tarsila do Amaral nasce no dia 1 de Setembro de 1886 na fazenda São Bernardo, no municipio de Capivari, no estado de São Paulo. [...]
[...] No quadro Carnaval em Madureira, Tarsila do Amaral pinta a Torre Eiffel no chão carnavalesco do Rio de Janeiro. E um quadro que é marcado pela profusão de cores e pela fantasia conferida pelas bandeirolas, pelos chapéus variados que retratam o universo festivo do carnaval. A torre simboliza um novo espaço, Paris e uma nova era, a da arte modernista. Nas telas Feira I e II, é nos apresentada uma exuberância tropical de bichos, plantas e frutas que representam a abundância Brasileira sob a forma duma festa de forma e cor. [...]
[...] Tarsila do Amaral morre em São Paulo no dia 17 de Janeiro de 1973. Tarsila do Amaral e o Modernismo O modernismo é uma corrente artistica que emergiu no Brasil no século XX e principalmente em 1922 com a Semana da Arte Moderna. E uma corrente que defende a inovação com a recusa do patrimonio artistico ocidental e a critica do passado. No brasil este movimento passou por varias fases que vamos encontrar na pintura de Tarsila do Amaral. Pau-Brasil Em 1924, Blaise Cendrars chega ao Brasil sob convite de Paulo Prado e por sugestão de Oswald de Andrade. [...]
Source aux normes APA
Pour votre bibliographieLecture en ligne
avec notre liseuse dédiée !Contenu vérifié
par notre comité de lecture